ClickFrio Ar-Condicionado

Manutenção de Ar-Condicionado Split: Quando e como fazer?

Saiba como fazer a manutenção de ar-condicionado Split de forma simples e rápida e entenda quando é necessário fazer a manutenção profissional.

Manutenção de Ar-Condicionado Split

A aquisição de um ar-condicionado é um passo muito importante na vida de qualquer consumidor. Mas, para que o aparelho funcione corretamente, de forma eficaz e sem causar problemas de saúde para os usuários – e também para o bolso, é importante que seja feito a limpeza e manutenção do ar condicionado.

Mas quando é necessário fazer a manutenção? Como fazer? Preciso contratar um profissional em manutenção de ar condicionado? Fique tranquilo, essas e outras perguntas serão respondidas logo abaixo. Continue a leitura e saiba mais sobre a manutenção e limpeza do ar condicionado.

Por que fazer manutenção de ar-condicionado Split?

Além de climatizar o ambiente completamente, o ar-condicionado Split oferece benefícios como filtrar o ar externo, retendo impurezas, bactérias e germes em seu filtro. É por este motivo que é necessário realizar a manutenção e limpeza do aparelho. Não higienizar o ar condicionado periodicamente pode implicar em problemas técnicos assim como trazer riscos à saúde do usuário.

O acúmulo de poeira no filtro e outras partes do aparelho pode afetar diretamente no funcionamento da máquina, fazendo com que o compressor tenha que trabalhar mais para resfriar o ambiente, isso significa que o consumo de energia elétrica aumente e o aparelho rende menos.

Além disso, quando não é feita a manutenção de ar-condicionado Split, a sujeita preza nos filtros de Ar acabam indo para dentro do ambiente, causando problemas respiratórios como rinites, sinusites e outros.

Para evitar esse problemas técnicos e de saúde, é importante que você faça a limpeza e manutenção preventiva quando necessário. Veja abaixo o passo a passo para fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado e quando é necessário contratar um profissional qualificado para fazer a manutenção do seu aparelho.

O que é manutenção preventiva do ar-condicionado?

A manutenção preventiva do ar-condicionado Split consiste na limpeza frequente dos filtros de Ar e do painel frontal do aparelho. A limpeza dessas peças devem ser realizadas pelo menos uma vez por mês no caso de aparelhos residências ou a uma vez por semana ou a cada 15 dias em ambientes com muita poeira ou com enorme fluxo de pessoas, como é caso de aparelhos instalados em escritórios e comércios.

Veja abaixo como fazer a manutenção preventiva do ar condicionado:

  1. Primeiramente, você deve desligar o ar-condicionado e removê-lo da tomada.
  2. Retire o painel frontal do aparelho e limpe-o com um pano limpo umedecido.
  3. Utilize um aspirador para sugar toda a poeria do filtro, caso não tenha, faça com um pano com água morna e detergente.
  4. Aguarde o painel e filtros secarem (cerca de 5-10 minutos).
  5. Recoloque a peça frontal do ar-condicionado.
  6. Por fim, ligue o aparelho em uma temperatura baixa e observe se a ventilação está normal ou se existe algum odor estranho. Caso haja algo diferente, chame um técnico profissional o mais rápido possível.

IMPORTANTE: Leia o manual do proprietário do seu ar-condicionado para saber exatamente como remover e recolocar as partes do ar-condicionado para não correr o risco de quebrá-las.

Quando e como encontrar profissionais para realizar manutenção do ar-condicionado Split?

Você deve contratar um profissional qualificado para realizar a limpeza completa do ar-condicionado pelo menos uma vez a cada seis meses no caso de casas e apartamentos ou anualmente se o aparelho não for utilizado diariamente; ou entre três a seis meses no caso de aparelhos instalados em escritórios e comércios com uso frequente.

A manutenção profissional consiste na limpeza total do ar-condicionado. Ou seja, o aparelho é totalmente desmontado pelo técnico profissional e higienizado com produtos próprios e específicos, o que irá garantir maior durabilidade das peças.

É importante fazer a manutenção do seu aparelho Split para evitar problemas de saúde e gastos absurdos com o equipamento.

Quanto custa a manutenção do ar condicionado?

O custo médio da manutenção de ar-condicionado Split é de R$300,00. No entanto, esse preço varia de acordo com a localização do seu imóvel, ambiente onde o aparelho está instalado, quantos aparelhos são ao total, do técnico que realizará o trabalho e muito mais.

Ainda não encontrou um profissional qualificado? Nós te ajudamos! Encontre aqui um profissional qualificado para realizar a limpeza e manutenção do seu aparelho com o melhor preço do mercado.

Deixe um comentário

Ir para WhatsApp.
💬 Qual serviço você precisa?
Powered by Join.chat
Olá 👋🏽
Como podemos ajudá-lo? Por favor, click no botão abaixo e descreva o que precisa.