ClickFrio Ar-Condicionado

Tipos de Ar Condicionado: Descubra as diferenças e escolha o melhor para você

Tem dúvidas sobre os tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado? Continue a leitura e tenha toda a informação necessária para saber como escolher o modelo ideal para suas necessidades.

Finalmente você decidiu comprar um ar condicionado e depois de realizar algumas pesquisas na Internet ou em lojas físicas, descobriu que existem diferentes tipos de ar condicionado disponível no mercado e isso trouxe uma dúvida para você: Afinal, qual seria o melhor aparelho para sua residência ou empresa?

Está é uma das situações mais comuns em pessoas que decidem adquirir um ar condicionado e é extremamente normal ficar com dúvidas neste momento. Fizemos este texto para que você possa conhecer todos os tipos de ar-condicionado e também para ajudá-lo a escolher o melhor equipamento para suas necessidades.

Conheça os principais tipos de ar condicionado

Certamente após fazer uma pesquisa você se deparou com os termos Split, Inverter, Portátil, Janela, Piso Teto, etc. São muitos nomes e muita informação para quem quer apenas se livrar do calor nos dias mais quentes do verão. Abaixo você vai conhecer os 11 principais tipos de ar condicionado, confira:

1 - Ar Condicionado Janela

Ar condicionado de JanelaO ar condicionado Janela, também conhecido como Ar Janela, é o modelo mais tradicional do mercado. Recebeu esse nome porque ele precisa de um buraco na parede para ser instalado e fica parecendo uma janela no ambiente.

Ele é compactado e construído em apenas uma única peça, ou seja, une condensadora e evaporadora em um só equipamento — por isso é necessário fazer um buraco para instalá-lo. O lado da evaporadora fica para dentro e o lado do motor fica para fora. É ideal para climatizar ambientes pequenos e médios, sendo uma das opções mais usadas em casa, apartamentos e pequenos escritórios.

Uma das principais vantagens do ar condicionado de janela é o seu custo x benefício. Por ter uma potência mais baixa que outros modelos, seu preço de compra e instalação são baixos, assim como seu consumo de energia é menor.

Por possuir uma tecnologia mais antiga, sua principal desvantagem é o barulho emitido quando está em funcionamento, não é indicado para ambiente espaçosos ou para imóveis que possuem restrições quanto a alterações em sua fachada.

 

2 - Ar condicionado Split

O ar condicionado Split é a evolução do modelo de Ar de janela. Este equipamento é dividido em duas partes — e é daí que vem o nome ‘Split’, que significa separado —, a evaporadora e o motor. É um dos modelos mais indicados para ambientes comerciais.

A evaporadora fica na parte de dento do ambiente, projetando o ar refrigerado, enquanto a condensadora (motor) e colocada na parte exterior do imóvel. Sendo assim, esse tipo de ar condicionado produz menos ruído no ambiente, é mais potente e conta com um design mais tecnológico e moderno.

O Ar Split é o modelo mais indicado para projetos residenciais ou comerciais que necessitam de uma peça mais discreta e prezam pelo conforto acústico do ambiente.

É preciso saber que existem diversos tipos de ar condicionado Split, tornando esse tipo de aparelho o mais indicado e escolhido para suprir diversas necessidades. A seguir você vai conhecer mais sobre os principais modelos de ar condicionado Split. Continue a leitura.

3 - Split Inverter

Ar-condicionado Inverter

A tecnologia Inverter está presente em vários tipos de ar condicionado disponíveis no mercado. Mas, afinal, como ele é que ele funciona e qual a diferença para o split tradicional?

Nos aparelhos splits tradicionais, assim que o ar condicionado é ligado e está funcionando, o compressor fica ligando e desligando automaticamente com o objetivo de manter a melhor climatização de acordo com a temperatura do ambiente onde está instalado. Isso faz com que haja alteações constante na temperatura do ambiente, o que gera picos de energia maiores e, como resultado, sua conta de luz vem absurdamente cara no final do mês.

Agora em tipos de ar condicionado Split Inverter, isso não ocorre, pois o compressor não fica ligando e desligando conforme a temperatura do ambiente é alterada. O fluxo se mantém ligado. O que acontece é que ele fica variando quando existe a necessidade de mais ou menos refrigeração no ambiente. Além da economia, os modelos de ar condicionado split inverter são mais silenciosos.

Conheça os ar-condicionados mais silenciosos do mercado.

4 - Split Hi-Wall

Ar condicionado Split Hi WallO modelo de ar condicionado Split Hi-Wall é um dos queridinhos do mercado. Este tipo de ar condicionado é esteticamente bonito e fino, produz pouco ruído quando está em funcionado e garante conforto térmico para o ambiente. Sua instalação é feita na parede de forma simples e prática e sua manutenção é fácil.

Esse modelo é extremamente versátil, eficaz e tem fácil instalação, podendo ser instalado na maioria das paredes residenciais e de escritórios. É a melhor opção para quem deseja uma climatização sem ruídos e rápida e também procura por um tipo de ar condicionado que tem fácil manutenção.

A principal desvantagem desse modelo quando comparado ao Ar condicionado Janela é o seu preço. O preço do Split Hi-Wall é mais elevado. Outra desvantagem é que ele não pode ser instalado em locais muito grande e com grande fluxo de pessoas.

5 - Ar condicionado Multisplit

O ar condicionado Multisplit é muito semelhante aos modelos Split já citados neste texto, a sua grande vantagem e diferença sobre os demais é que, neste caso, é possível ter até 8 evaporadoras com apenas uma condensadora. Isso significa que, é possível climatizar até 8 ambientes com apenas uma condensadora (parte do motor que fica para fora do ambiente).

Você deve estar pensando que este modelo é o que mais irá gastar energia, não é mesmo? Mas, pelo contrário, os tipos de ar condicionado Multisplit têm como principal vantagem a economia de energia.

Como já citamos acima, a principal vantagem é a economia de energia uma vez que você pode climatizar até 8 ambientes com apenas uma condensadora. Pode ser usado em ambientes comerciais e residenciais. É o modelo ideal para projetos que não possuem espaço externo suficiente para a instalação de uma condensadora para cada aparelho.

O preço deste aparelho costuma ser mais elevado, visto que você pode ter até oito ares-condicionados em um só. Outra desvantagem evidente é que a performance dos aparelhos pode ser reduzida, principalmente quando todas as evaporadoras estão ligadas ao mesmo tempo.

6 - Ar condicionado Split Piso-Teto

Ar condicionado Split Piso TetoO Split Piso-Teto é o equipamento ideal para climatizar ambientes comerciais e residenciais com espaços amplos e grande fluxo de pessoas. Geralmente, é usado para climatizar salões de festas, lojas e restaurantes, por exemplo.

É o modelo ideal para refrigerar e climatizar ambientes grandes e com bastante fluxo de pessoas. Também tem a vantagem de poder ser instalado tanto no piso quanto no teto do ambiente e possui maior vazão de ar do que outros tipos de ar condicionado Split.

A principal desvantagem desse equipamento é que ele é um dos modelos de ar condicionado que mais consomem energia, principalmente quando usado em ambientes pequenos. É necessário um espaço grande para poder ser instalado com segurança e garantir toda eficiência.

7 - Split Cassete

O ar condicionado Split Cassete é a opção ideal para os consumidores que desejam obter um aparelho de ar condicionado que não interfira na decoração do ambiente. Esse tipo de ar condicionado pode ser embutido no teto e disfarçado pelo forro ou gesso.

Ele possui quatro saídas de ventilação, dessa forma o ambiente fica climatizado de forma uniforme. Além disso, tem sua bomba de dreno em seu interior (isso significa que não é necessário escoar a água produzida durante o tempo que fica ligado).

Além de não interferir na decoração do ambiente e liberar espaço na parede, ele é um modelo de alto desempenho e muito silencioso. É perfeito para climatizar espaços de médio ou grande porte como escritórios, lojas de roupas, supermercados ou projetos que a parede precisa ficar livre para decoração. Ele também pode trabalhar em parceria com outras unidades Split.

Uma das principais desvantagens desse modelo é o seu preço. Outra desvantagem que devemos levar em consideração é que ele não pode ser usado em ambientes pequenos e com pouco fluxo de pessoas, como um quarto, por exemplo, e também em projetos que não é possível fazer o rebaixamento do forro para instalação.

8 - Split Quatro Lados

Assim como o Split Cassete, o ar-condicionado Split Quatro Lados possuí quatro saídas de ar. A principal diferença entre os modelos é que neste caso não é necessário rebaixar o forro para que a instalação seja feita.

Também é possível instalá-lo em qualquer parte do teto, seja no centro, na lateral ou no canto, permitindo assim uma maior e melhor distribuição de ar pelo ambiente e tem a capacidade de refrigerar e climatizar ambientes de médio porte e com fluxo de pessoas.

É um modelo muito versátil, resfria todo o ambiente pois possuí quatro saídas de ar. É instalado no teto e não interfere na decoração da parede do ambiente.

Não é um dos modelos mais comuns, por isso pode ser um pouco difícil encontrá-lo a venda no mercado, seu custo de aquisição é maior que os outros modelos Split. Talvez seja necessário encontrar um profissional especializado neste modelo para que a instalação seja feita de forma segura e eficaz.

9 - Split Canto Teto

Ar-condicionado Canto TetoTambém instalado no teto do ambiente, o ar condicionado Split Canto Teto é semelhante aos modelos piso-teto e split cassete. A principal diferença é que este modelo deve ser instalado no canto da parede, no encontro entre duas paredes.

Com um design diferente de outros tipos de ar condicionado, este modelo proporciona um bom aproveitamento do espaço em áreas de médio porte, como salões, residências e escritórios.

Otimiza o espaço e se adapta de forma perfeita aos cantos dos ambientes. Distribui a ventilação de forma uniforme, refrigerando todo o ambiente. Seu design especial cria um visual moderno e diferenciado na decoração do ambiente.

Por ter um formado de “cone”, esse modelo de aparelho de ar só pode ser instalado no canto da parede, onde duas paredes se encontram, o que, em alguns casos, pode restringir o seu uso.

10 - Split de Janela (Window Split)

O ar condicionado Split de Janela, também conhecido como Window Split ou Ar Split de Janela é uma versão mais moderna do Ar Janela (modelo número 1 do nosso texto).

Esse modelo é ideal para os clientes que desejam trocar o ar-condicionado janela por uma tecnologia mais avançada e mais potente, só que ao mesmo tempo não querem se desfazer do buraco que já está feito na parede.

Tem o design e a tecnologia de um ar condicionado split e consegue aproveitar o buraco feito na parede pelo aparelho janela. Excelente opção para quem quer um modelo split mas não quer/não pode fazer alterações na estrutura da residência ou escritório.

Por conta da sua tecnologia mista (entre modelo split e modelo janela), seu custo de aquisição costuma ser mais alto até mesmo que outros tipos de ar condicionado split. Além do mais, é um dos modelos mais difíceis de serem encontrados no mercado.

11 - Ar condicionado Portátil

Nem sempre é possível instalar um ar condicionado em casa ou no escritório, e isso pode acontecer por diversos fatores. Se este é o seu caso, uma das soluções é o Ar condicionado Portátil.

Esse modelo de ar condicionado é perfeito para climatizar o espaço no qual você esteja, principalmente se for pequenos ambientes, como um quarto ou sala de escritório. É o tipo de ar condicionado mais versátil do mercado, pois pode ser levado de um cômodo para outro com muita facilidade.

No entanto, apesar de poder colocá-lo em diferentes cômodos, é importante que ele fique próximo a uma janela para expulsar o ar quente do ambiente e climatizá-lo de forma correta.

Sua principal vantagem é o preço, versatilidade e praticidade de utilização. Consegue climatizar facilmente pequenos ambientes.

Usuários reclamam principalmente do barulho que ele faz quando está ligado e também da baixa capacidade de refrigeração. Não é a melhor alternativa para ambientes médios e grandes.

12 - Ar Duto

Conhecido também como Ar Central Duto ou Ar Dutado, este modelo é o mais indicado para ambientes de grande porte, para refrigerar diversos ambientes ao mesmo tempo, como é o caso de salas comerciais, shoppings centers, escritórios com grande quantidades de pessoas trabalhando, escolas, etc.

Com ele é possível refrigerar diversos ambientes de grande porte simultaneamente, de forma eficaz e uniforme. Gera uma quantidade maior de economia na energia elétrica, uma vez que não é necessário instalar um ar condicionado split em cada cômodo.

Dentre todos os tipos de ar condicionado que citamos neste texto, este é o mais caro. Sua instalação é mais específica e difícil do que outros modelos de ar condicionado, portanto deve ser feita por uma equipe especializada e competente.

Além disso, a manutenção desse modelo de ar condicionado é mais dificultosa do que a manutenção de ar condicionado split, por exemplo. E o ar duto produz mais ruídos do que um aparelho Split.

13 - Cortina de Ar

A Cortina de Ar não tem o objetivo de refrigerar ou climatizar o ambiente pois ela não é um ar condicionado. Sua única função é criar uma barreira de ar para não deixar que o calor que está na parte externa entre para a parte interna de um ambiente que está refrigerado e não deixar que o ar refrigerado saia. Além disso, ajudar a impedir a entrada de insetos, mosquitos, poeira, poluição e odores indesejáveis no ambiente.

A Cortina de Ar é muito usada em estabelecimentos industriais e comerciais que precisam ficar sempre de portas abertas, geralmente é instalado em cima das portas.

Conheça os melhores modelos de Cortina de Ar.

como escolher o tipo de ar condicionado

Como escolher o tipo de ar condicionado ideal

A verdade é que todos os tipos de ar condicionado tem a mesma finalidade: refrigerar e climatizar um ambiente. No entanto, cada modelo possui suas próprias características e funcionalidades, e é isso que os tornam ideais para cada necessidade e ambiente especifico.

Instalar um ar condicionado com atributos residenciais em um ambiente comercial pode não ser a melhor escolha a se fazer, podendo a até mesmo danificar o aparelho e ter grandes prejuízos. Por isso, antes de escolher o tipo de ar condicionado é importante que você entenda quais são as suas necessidades.

No caso de climatização e refrigeração residencial, há alguns modelos de ar condicionado que são mais indicados do que outros. Se o seu objetivo é refrescar um cômodo pequeno ou uma área onde você passa a maior parte do dia, é interessante que você compre um ar-condicionado portátil. Ele irá satisfazer suas necessidades de refrigeração e você pode colocá-lo onde quiser, já que ele não fica preso a parede.

Se você quer climatizar um ambiente, como sala ou quarto o mais indicado é o ar condicionado Split. Este é um modelo mais versátil e possuí diversas sub-categorias e com certeza uma delas irá ser ideal para o seu ambiente. Além disso, é o modelo de ar condicionado mais adquirido pelos consumidores.

O ar condicionado MultiSplit tem a capacidade de climatizar até oito cômodos com apenas uma condensadora, ideal para apartamentos e pequenas residenciais.

Agora, se você precisa climatizar um ambiente comercial, o ar condicionado Piso-Teto e o Cassete são as suas melhores opções.

Use nossa calculadora de BTUs para saber a potência necessária para climatizar o ambiente que você deseja. Não sabe o que é BTUs do ar condicionado? Clique aqui.

Considerações antes de escolher entre os tipos de ar condicionado

Se você chegou até aqui, você conheceu os principais tipos de ar condicionado do mercado e também como escolher o melhor para as suas necessidades. Mas ainda exitem algumas considerações para tomar a melhor decisão, confira:

Necessidade de climatização

Você precisa saber o que quer climatizar, é um quarto? Uma sala? Ou o seu escritório? Como você pode ver, cada tipo de ar condicionado é destinado para determinadas necessidades e situações. Portanto, saber exatamente para que e onde você irá instalar o aparelho é fundamental para saber se o modelo ideal é um split inverter, portátil ou um cassete.

Consumo de energia de um ar condicionado

Muito se fala que o ar condicionado gasta muita energia elétrica e portanto é preciso ficar atento aos gastos no final do mês. Pois além do investimento no aparelho de ar, vale lembrar que você também irá gastar dinheiro com energia elétrica e também com as manutenções preventivas.

Mas de modo geral, o ar condicionado irá aumentar o consumo de energia elétrica em uma casa ou empresa, e isto é normal, afinal é um novo aparelho consumindo energia. Porém, alguns modelos vão consumir mais do que outros. Neste caso, opte por um aparelho de ar condicionado com a tecnologia inverter.

Espaço suficiente para instalar o aparelho

É fundamental que você tenha espaço para instalar o seu aparelho. Não adianta comprar um modelo Split Cassete se a sua residência ou comércio não tem espaço e estrutura suficiente para a instalação de um, por exemplo.

Escolha uma marca de ar condicionado de confiança

Atualmente, existem diversas marcas de ar condicionado no mercado e escolher uma de qualidade pode ser um desafio para muitas pessoas. Nosso guia das melhores marcas de ar condicionado do mercado pode ajudá-lo nesta decisão.

Dentre as principais marcas podemos citar:

  • LG
  • Samsung
  • Elgin
  • Midea
  • Electrolux
  • Gree
  • Consul

Quanto você está disposto a investir no aparelho

Possuir um ar condicionado não é um investimento barato, existem modelos que podem passar facilmente dos 2 mil reais. Mas em um país quente como o Brasil, o investimento vale a pena sem dúvidas. Dito isso, pesquise o preço de ar condicionado das melhores marcas e escolha aquele se encaixa ao seu orçamento. Não se esqueça de olhar também para a garantia oferecida.

Deixe um comentário

Ir para WhatsApp.
💬 Qual serviço você precisa?
Powered by Join.chat
Olá 👋🏽
Como podemos ajudá-lo? Por favor, click no botão abaixo e descreva o que precisa.