ClickFrio Ar-Condicionado

Como calcular BTUs e escolher a potência certa para seu ar-condicionado

Pretendendo comprar um ar-condicionado e tem dúvidas sobre a quantidade de BTUs necessárias para o seu ambiente? Saiba aqui como calcular BTUs e escolha o aparelho ideal.

como calcular BTUS

A sigla BTU significa em inglês British Thermal Unit, traduzindo então se trata de Unidade Térmica Britânica. Esta é a medição que informa a potência que seu aparelho de ar-condicionado tem de resfriamento. Entender esses dados pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro na hora de escolher o melhor modelo para a sua casa ou empresa.

Com maior potência de resfriamento, o aparelho consegue oferecer maior rapidez de climatização o que pode resultar em mais conforto para os ambientes. Assim como um maior alcance do ar nos espaços e uma melhor experiência com o seu aparelho.

No entanto, vale ressaltar que a escolha errada dos BTUs para um ambiente pode causar problemas sérios na sua experiência com um ar-condicionado. O aparelho pode se desgastar gerando assim desconforto e fazendo com que perca seu investimento.

Neste artigo você vai entender como é possível calcular BTUs e escolher o aparelho certo para a sua necessidade e configurar ele da melhor maneira para o seu uso.

Como fazer o cálculo e escolher o ar-condicionado ideal?

Muitas pessoas ao escolherem um aparelho de ar condicionado presumem que com uma maior potência devem obter melhores resultados, no entanto isso pode variar. Não necessariamente você deve optar pelo aparelho mais potente. Ao fazer sua compra, leve em consideração o mais adequado ao ambiente que você quer fazer a instalação do ar condicionado. Neste momento é preciso levar em consideração informações gerais da sua casa ou escritório.

Você deve contar com o tamanho em metros quadrados (m²) do seu ambiente. Isso significa também a largura do seu espaço e ainda o comprimento. Preste atenção na composição e fatores externos, como a presença de janelas e o tempo que o seu aparelho deve ficar exposto ao sol. Estes fatores contribuem diretamente para o aumento de calor do seu ambiente, e pode atingir diretamente o seu aparelho.

Também deve notar o número de pessoas que ficará no espaço assim como a quantidade de eletrônicos que ambiente possui. Lâmpadas também interferem no calor do ambiente e devem ser levadas em consideração. Todos esses fatores são essenciais para se ter uma visão geral sobre os componentes que interferem na ambientação do espaço onde deve ficar o ar condicionado.

Considerando todos esses fatores, é possível avaliar a quantidade de calor presente no espaço que você deseja fazer a instalação do ar-condicionado. Desta forma é mais fácil buscar um ar condicionado que possui a potência adequada. A partir disso você pode calcular a quantidade de BTUs necessário para que o seu aparelho funcione de forma correta, saiba como a seguir.

Como calcular BTUs do ar-condicionado?

O cálculo de BTUs se trata de uma soma de números. Para cada metro quadrado, você deve somar o número 600, ou seja, o ambiente tem 2 metros quadrados, a soma deve ser 600+600. Além disso, a somar deve incluir mais 600 a cada pessoa que for ocupar o ambiente. Assim como, 600 para cada eletrônico no espaço e abertura para o ambiente
externo.

Se, por exemplo, um sala com 35m² precisar comportar duas pessoas com dois computadores e uma TV, temos: 35m² x 600 BTUs + 600 BTUs (uma pessoa, pois a primeira não conta) + 1200 BTUs (dois computadores) + 600 BTUs (um televisor) = 23.400. Neste caso, um Ar-condicionado de 24000 BTUs é o suficiente.

Confira a tabela abaixo e veja um cálculo de BTUs básico para cada situação:

Área total do cômodoResidencialComercial
até 9 m²7.000 BTUs7.000 BTUs
12 m²7.000 BTUs9.000 BTUs
15 m²9.000 BTUs12.000 BTUs
20 m²12.000 BTUs16.000 BTUs
25 m²15.000 BTUs20.000 BTUs
30 m²18.000 BTUs24.000 BTUs
35 m²21.000 BTUs28.000 BTUs
40 m²24.000 BTUs32.000 BTUs
45 m²27.000 BTUs36.000 BTUs
50 m²30.000 BTUs40.000 BTUs
60 m²36.000 BTUs48.000 BTUs
70 m²42.000 BTUs56.000 BTUs

Se o ambiente onde o aparelho for instalado ficar diretamente exposto ao sol, é indicado que considere 800 BTUs para cada medida. Não é recomendado utilizar aparelhos de ar condicionado abaixo da potência indicada. Em certos casos, esse tipo de prática pode trazer problemas para o equipamento. Isso resulta no aumento de custos com manutenção e consumo de energia, além de demorar mais para gelar ou esquentar o ambiente.

Se o ambiente tiver uma grande metragem, pé direito alto ou um grande número de pessoas, é recomendado a avaliação de um profissional qualificado. Um técnico, engenheiro, projetista ou arquiteto pode ajudar neste processo e assim você não tem o risco de cometer erros e ter problemas futuros com o aparelho.

De forma geral, escolher um ar condicionado para um ambiente pequeno não deve ser de grande problema. Como foi explicado neste artigo, você deve levar em consideração aspectos internos e externos assim como o número de pessoas presentes diariamente no espaço. Com isso, é possível escolher não apenas um aparelho mais adequado como a potência correta, mas também garantir maior durabilidade do seu ar condicionado e economia da energia.

Deixe um comentário

Ir para WhatsApp.
💬 Qual serviço você precisa?
Powered by Join.chat
Olá 👋🏽
Como podemos ajudá-lo? Por favor, click no botão abaixo e descreva o que precisa.